Apresentação
SIMPÓSIO “O ZEBRAFISH COMO MODELO ANIMAL DE PESQUISA”
A Universidade de Passo Fundo, por meio de sua Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), promove o I Simpósio sobre o uso do zebrafish como modelo animal de pesquisa.
O evento será realizado nos dias 8 e 9 de abril de 2014, no Centro de Eventos UPF, no Campus I da UPF, em Passo Fundo. O objetivo é difundir entre as comunidades científica e acadêmica as vantagens da utilização deste peixe em pesquisas, bem como apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Universidade na área.
Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área e demais interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 07 de abril, clicando AQUI.
O zebrafish, também conhecido no Brasil como “paulistinha” ou “peixe-zebra”, é uma espécie de peixe utilizado como modelo animal para pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, em substituição ou complemento ao uso de roedores, caninos e até mesmo macacos.
Seu uso se sustenta pela facilidade de cultivo e manutenção, pequeno tamanho, rápido ciclo de vida e fácil reprodução. Sua homologia genética é superior a 70% com o genoma humano. O uso do zebrafish em pesquisas nas áreas da genética, neurociências, metabolismo, entre outras, tem auxiliado na elucidação dos mecanismos envolvidos nessas patologias. Além disso, estudos têm utilizado larvas de zebrafish para o desenvolvimento de fármacos.
De acordo com o vice-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Dr. Leonardo José Gil Barcellos, que coordena o Laboratório de Fisiologia de Peixes, o modelo traz vantagens na repetibilidade[u2] e validação de pesquisas nas mais variadas áreas e precisa ser mais difundido em diferentes áreas de pesquisa na UPF. O professor também é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, e utiliza o zebrafish em suas pesquisas há mais de oito anos.